FECAM realiza Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal

Identificar a vocação turística do município, promover o turismo sustentável e buscar mecanismos para atrair turistas tanto na alta quanto na baixa temporada para as cidades catarinenses, são alguns dos temas que serão discutidos nos dias 5 e 6 de setembro, no I Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal, coordenada pela FECAM e associações de municípios, em Araranguá.

O objetivo é oferecer aos municípios orientações técnicas para implementações no setor e promover a profissionalização do turismo local e/ou regional. Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio é a primeira vez que a Federação realiza um evento específico para discutir o turismo. "É necessário profissionalizar o turismo em Santa Catarina. Nosso objetivo é orientar o gestor municipal para desenvolver o turismo de forma sustentável", disse.

A programação é segmentada em painéis que abordarão os seguintes temas: planejamento turístico, desenvolvimento sustentável e captação de recursos. Também serão apresentadas experiências municipais bem-sucedidas, como por exemplo os projetos: Costa Verde & Mar, executado na região do Vale do Itajaí e o Caminho dos Canyons, desenvolvido no Extremo Sul Catarinense. Os assuntos serão discutidos por representantes do Ministério do Turismo; Secretaria de Estado da  Turismo, Cultura e Esporte; Senac; Sebrae e especialistas do setor.

Planejamento Turístico
No painel: "Planejamento Turístico", os participantes conhecerão o Programa de Regionalização do Turismo, instituído pelo governo federal. O programa é um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões. Segundo informações do Ministério do Turismo, os 293 municípios catarinenses estão contemplados neste programa. Entretanto, nem todos os municípios do Estado desenvolvem o turismo local ou não têm vocação turística. A FECAM convidou profissionais da coordenadoria geral de segmentação do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte.

Desenvolvimento Sustentável
Conciliar a exploração turística, com preservação ambiental e geração de renda para a comunidade local é um dos desafios dos gestores municipais e profissionais do setor para promover o desenvolvimento sustentável. O tema será abordado através de palestras sobre os seguintes assuntos: Turismo Sustentável como Instrumento de Promoção da Gestão Ambiental, Qualificação e Aproveitamento da Mão-de-obra Local, Importância e Preservação da Identidade Local, Aproveitamento e Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Territorial e Turismo.

Captação de Recursos
As linhas de financiamento para o turismo serão apresentadas por representantes do Ministério do Turismo, governo do estado, Sebrae e instituições financeiras.

Fonte: FECAM