AMAI prepara Conferência Regional de Cidades

Aconteceu hoje, no auditório da AMAI, a reunião da comissão preparatória para a II Conferência Regional de Cidades que deve acontecer em 21 de agosto, em Xanxerê.

A coordenadora da Conferência de Cidades, Sandra Maria Fiorese, explicou que esta Conferência Regional engloba os 12 municípios associados a AMAI, exceto Xanxerê e Xaxim que possuem mais de 20 mil habitantes. "Os municípios que tem mais de 20 mil habitantes devem fazer a sua própria Conferência, explicou".

A Conferência vem proporcionar aos municípios o desenvolvimento urbano, objetivando a articulação e cooperação dos entes federados com controle social, além de propor uma reflexão acerca das políticas e investimentos na área de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e planejamento e gestão do solo urbano, no âmbito municipal, estadual e federal, buscando a discussão sobre as especificidades de cada gestão.

Segundo Sandra Maria Fiorese, serão discutidos dois temas centrais. Primeiro, a política de desenvolvimento urbano e as intervenções nas cidades e segundo, a capacidade e forma de gestão e ainda, serão escolhidos de dois a três delegados por município para representar as cidades na III Conferência Nacional. Esta, já com data definida para 25 de novembro, em Brasília. Ela disse ainda, que o público alvo é gestores e administradores públicos e legislativos, movimentos sociais e populares, associação de moradores, construção civil, a população em geral e outros. "Espero que os municípios participem na organização e posteriormente na realização da própria Conferência e que realmente estas propostas sejam implementadas a nível estadual e federal", disse Sandra.  

As assistentes sociais do município de Bom Jesus, Simone Martarello e Dinara Caregnatto participaram da reunião para preparar o encontro regional e estão colaborando para sua realização. Simone Martarello disse que, "a expectativa é que haja uma participação significativa dos municípios da região elegendo as propostas prioritárias que serão enviadas a Conferência Estadual de Cidades e posteriormente para a Conferência Nacional".

Estiveram presentes no encontro representantes dos municípios de Bom Jesus, Vargeão, Ipuaçú, Passos Maia e Marema.

Fonte: ASCOM/AMAI