Mais de 300 catarinenses, entre eles, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e secretários-executivos de associações de municípios participam da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios de 10 a 12 de abril, evento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no auditório do Blue Tree Park Hotel, na capital federal.
A comitiva catarinense liderada pelo presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio entregará a pauta de reivindicações do Estado à bancada parlamentar catarinense e à CNM. O encontro com os deputados e senadores catarinenses acontece no dia 10 de abril, às 18hs, no plenário 2 das Comissões do Congresso Nacional.
Entre os pontos prioritários da pauta estão: aprovação da Reforma Tributária, isenção do IPI para a compra de máquinas, veículos, caminhões e equipamentos rodoviários e para saúde, além de alterações no Estatuto das Cidades (ver arquivo abaixo). Segundo Scheffer, os projetos prioritários elencados pela FECAM em parceria com as associações de municípios, têm pontos comuns com a pauta da CNM para a X Marcha .
Quanto a reunião com a bancada parlamentar catarinense, Scheffer destaca que será o primeiro encontro com os deputados federais e senadores eleitos. Por isso, a importância que os parlamentares estejam sensibilizados com as reivindicações dos municípios. "Vamos conscientizá-los para que entendam a importância da aprovação destes projetos de suma importância para garantir o crescimento dos municípios", afirma o presidente.
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, são esperados cerca de três mil prefeitos, além de vereadores que participaram do II Fórum Nacional de Vereadores, evento paralelo a Marcha programado para o dia 11. Governadores de Estado, senadores e deputados também devem comparecer em grande número. O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira participará da X Marcha a Brasília, no dia 12 de abril, onde palestrará sobre o tema:"A reforma federativa: Os governos estadual e federal".
Programação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e todo seu Ministério foram convidados para a abertura do evento, no dia 10, às 10h. Os ministros Fernando Haddad (Educação), Tarso Genro (Justiça), Walfrido Mares Guia (Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República), José Gomes Temporão (Saúde) e Dilma Rousseff (Casa Civil) participarão no dia 11, de painéis alusivos as suas áreas de atuação.
A CNM definiu cinco temas distintos e da maior relevância para as administrações municipais: Saúde, Educação, Segurança, Reforma Tributária e Desenvolvimento Urbano, Consórcios Públicos e Saneamento Básico.
Fonte: Dayane Nunes/ASCOM-FECAM