A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou no dia 23 de abril e segue até o próximo dia 1º de junho e para facilitar o acesso dos grupos prioritários as salas de vacina, o Governo Municipal também promoveu o Dia “D” de vacinação neste sábado (12), no Centro de Saúde Santa Paulina e na UBS do bairro Esperança.
A ação aconteceu durante todo o dia, sem intervalo para o almoço e aproximadamente 160 usuários foram imunizados. De acordo com a secretária de saúde, Juliana Dutra, a procura pelas vacinas ainda está baixa e é preciso que os pacientes busquem as salas de vacinação o mais rápido possível. “São Domingos tem como meta vacinar aproximadamente 3.150 pessoas até o dia 1º de junho, quando se encerra a campanha de vacinação contra a gripe, no entanto apenas 68,20% dos beneficiados procuraram as salas de vacina, faltando apenas duas semanas pra ao fim da campanha. O grupo com maior índice de imunização são os idosos, com 76,38% do público total vacinado e as pessoas portadoras de doenças crônicas são os beneficiados que menos procuraram as salas de vacinação, com apenas 49% dos usuários vacinados de um total de aproximadamente 920”, alerta.
A secretária Juliana também destaca que as crianças, profissionais de saúde, professores e gestantes também estão com a procura abaixo do esperado. “Ainda precisamos garantir a imunização destes grupos, pois em nenhum deles alcançamos 60% do público vacinado ainda, sendo que o nosso objetivo é vacinar ao menos 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, por isso pedimos que a nossa população procure as salas de vacina, com a carteira de vacinação, para ficarem imunizados, desta forma estarão protegidos dos tipos mais graves do vírus da gripe”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos