You are currently viewing Passos Maia: População doa papagaios a projeto de reintrodução após campanha de entrega voluntária

Passos Maia: População doa papagaios a projeto de reintrodução após campanha de entrega voluntária

Moradores ainda podem entregar aves de volta à natureza para projeto desenvolvido no Parque Nacional das Araucárias

Dois papagaios-de-peito-roxo foram entregues por moradores através de um projeto de entrega voluntária elaborado pelo Instituto Espaço Silvestre, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibama, com o apoio das administrações municipais de Passos Maia e Ponte Serrada, onde está o Parque Nacional das Araucárias.

Um projeto de reintrodução da espécie no PNA está em desenvolvimento desde 2011. Depois de duas solturas de aves feitas pelos responsáveis pela ação, a vez foi de a população participar. A doutora em zootecnia, Vanessa Tavares Kanaan, que coordena o projeto, lembra que a comunidade ainda pode colaborar fazendo a entrega dos papagaios.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (46) 3262-5099, mandar um e-mail para adm.institutocarijos@gmail.com ou ainda buscar mais informações sobre o projeto através do site do Espaço Silvestre (http://www.espacosilvestre.org.br/). "Eles (papagaios) vão passar pelo processo de reabilitação e serão soltos em um grande grupo no inicio de 2015, se passarem todos os testes veterinários e comportamentais", diz Vanessa.

A primeira soltura das aves no Parque Nacional das Araucárias foi realizada em janeiro de 2011, com 13 papagaios começando a voar livremente pelo território de quase 13 mil hectares. Vítimas do tráfico de animais silvestres, mais 30 foram soltos numa segunda etapa, em setembro de 2012. Todas as aves são monitoradas pela equipe do projeto. Uma próxima soltura já está sendo planejada para o início de 2015.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia