You are currently viewing Agricultores aprendem a transformar carne suína em pratos saborosos em Passos Maia

Agricultores aprendem a transformar carne suína em pratos saborosos em Passos Maia

Treinamento encerrou curso de empreendedorismo rural oferecido pela administração municipal

O resultado de 16 horas de treinamento foi experimentado por dezenas de pessoas em um almoço nesta quinta-feira, dia 6, em Passos Maia. Os participantes do Curso de Cortes e Assados de Carne Suína levaram à mesa pratos que demoraram horas para ficar prontos, mas em minutos foram apreciados.

Cerca de 60 pessoas, incluindo os 16 alunos, se reuniram no Centro Comunitário para provar a aprovar o que foi aprendido em dois dias. Ao longo das atividades iniciadas na quarta e encerradas nesta quinta-feira, o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Lorival Zanluk, trabalhou teoria e prática com os participantes.

Nos dois dias ele ensinou a manipular da melhor forma as mais variadas partes do suíno. O segredo dos cortes, a maneira de temperar e o tempo de fogo foram informações importantes para que no preparo dos pratos fosse garantido o sabor tradicional do porco-pizza, linguicinha caseira, pernil recheado, lombo e leitão recheado.

Lorival trabalhou com os alunos os cuidados necessários para a manipulação correta da carne, deu dicas e sentiu da turma um grande interesse pelo treinamento. "Todos participaram muito e se interessaram. Foi bastante gratificante", garantiu o instrutor, que em março pretende ministrar outro curso, desta vez, sobre cortes e assados de carne de frango.

O dia marcou  o encerramento do curso de empreendedorismo rural, realizado com agricultores de Passos Maia e Vargeão. "Além do nosso conhecimento, vamos poder usar as técnicas em casa mesmo, nos finais de semana. Foi muito proveitoso o treinamento", assegurou o agricultor e vereador de Vargeão, Alex Brandalise, que participou de todos os encontros.

O almoço desta quinta-feira teve a presença do prefeito em exercício, Leomar Listoni, e do prefeito licenciado de Passos Maia, Ivandre Bocalon. Ambos incentivam os treinamentos desenvolvidos pelo Senar.

O curso de empreendedorismo rural ainda teve como parceiros as Secretarias de Agricultura, Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia. O Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada, a Coplavale e a Valcredi também apoiaram.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia