A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária reuniram, nesta quarta-feira, 8, entidades, empresários e Secretarias Municipais com o objetivo de criar um mutirão de limpeza nas moradias e terrenos baldios do município. Em Xaxim, já foram encontrados 80 focos e 16 mosquitos Aedes Aegypt (transmissores da dengue) adultos.
Na próxima semana, todos os envolvidos estarão recolhendo entulhos, limpando terrenos baldios, distribuindo panfletos e realizando visitas nas residências. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de dar o destino correto ao lixo produzido e evitar casos de dengue.
A população pode ajudar limpando os terrenos e deixando os entulhos em frente às residências. A Secretaria de Infraestrutura irá estabelecer um cronograma para a coleta do lixo e dará o destino correto ao material.
Proprietários de terrenos baldios que não fizerem a limpeza serão notificados. De acordo com a Vigilância Sanitária, diversas regiões do Brasil tiveram um ano atípico e vários focos do mosquito foram encontrados em cidades onde não existiam.
A secretária de Saúde Joseane e Sampaio diz que o combate à dengue é um compromisso de todos os xaxinenses. "Em virtude dos números relacionados à dengue, o prefeito Idacir Antonio Orso solicitou que seja feita uma ação conjunta com a comunidade, para promover um arrastão no combate a dengue em Xaxim. Cada um deve fazer a sua parte para não haver uma epidemia", explica Joseane.
Adriana Mattiello – Ascom Xaxim