You are currently viewing Alunos que se comunicavam por cartas se conhecem pessoalmente em Passos Maia

Alunos que se comunicavam por cartas se conhecem pessoalmente em Passos Maia

Uma idéia que nasceu a partir dos Encontros Pedagógicos bimestrais realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Passos Maia movimentou as escolas dos Ciclos da Infância (Multisseriadas). Durante todo o ano os alunos começaram a se corresponder com as demais escolas através de cartas, que foram enviadas pelos professores a Secretaria de Educação que após providenciou o envio às escolas.

Nos Encontros Pedagógicos os professores discutiram e concluíram que seria muito importante que seus alunos conhecessem a escola e o (a) amigo (a) com quem já havia se correspondido, visto que todos demonstravam muita curiosidade com relação a isso. Após uma longa conversa com os alunos os professores sugeriram a Secretaria de Educação que disponibilizasse um transporte para os alunos conhecer a Escola Nova Conquista do Assentamento Conquista do Horizonte que fica a aproximadamente 55 Km da sede do município e que todos os alunos desconheciam.

A viagem no entanto foi prontamente aceita pela Secretaria Municipal de Educação que possibilitou que os alunos e professores das escolas de Dom Carlos, Indústria de Madeiras Tozzo, Assentamento Sepetiaraju e Assentamento Quiguay fossem em direção a escola para conhecer os colegas. Ainda pelo caminho os alunos e professores passsaram pela Escola do Assentamento Sepetiaraju, Escola da Indumel, Escola do Assentamento Zumbi dos Palmares e Escola da Indústria de Madeiras Tozzo.

Na escola visitada a cada apresentação uma grande expectativa já que os alunos conheciam muito do outro somente através das cartas. Em seguida todos os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar um pouquinho de seus conhecimentos artísticos com belíssimos números previamente ensaiados sob a coordenação dos professores.

Após o almoço preparado pelas merendeiras em meio a um clima amizade, de festa e descontração, foi realizado uma gincana envolvendo todos os alunos. No retorno todos puderam visitar e conhecer um dos pontos turísticos  mais procurados da região, a "Ponte Baixa", local até então desconhecido pela grande maioria dos alunos.

Segundo os professores esse foi muito mais que um passeio, foi a concretização de algo iniciado em meio a incerteza e insegurança, um desafio aceito e que felizmente culminou com uma aprendizagem significativa. Muitos dos alunos liam as cartas mas não imaginavam que a escola Nova Conquista ficasse tão longe e que realmente era tão bonita e bem cuidada como falavam as cartas.

O Secretário de Educação Eloir José de Souza parabenizou os professores e alunos pela iniciativa e conduta dos trabalhos e enfatizou a eficiência de cada educador para que as ações realmente aconteçam, "parabenizo a todos os professores, alunos e merendeiras pela iniciativa, e esperamos que o conhecimento significativo relacionado à realidade em busca de um objetivo que vai muito além da sala de aula, continue sendo buscado em todas as escolas" disse o Secretário ao receber os alunos na volta.

Giovani Wilmsen – Ascom Passos Maia