You are currently viewing Secretaria da Educação implanta projeto de inclusão Educacional

Secretaria da Educação implanta projeto de inclusão Educacional

O município de Faxinal dos Guedes, através da Secretaria de Educação, está desenvolvendo em toda a rede de ensino, a inclusão educacional de pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo o Secretário da Educação Odymar Bombassaro, a partir de uma Lei Federal, os municípios tem o dever de receber alunos especiais e dar suporte educacional. Para que isso aconteça, é necessário que as escolas estejam preparadas no aspecto físico, mas principalmente na questão pedagógica. "Desde o início de 2009, o município já dispõe de profissionais da área, com 40h para trabalhar os alunos que vieram das escolas especiais", explica Bombassaro. Além deste profissional, a Secretaria coloca a disposição dos alunos um segundo professor que auxilia diante das dificuldades.

Nesta semana foram adquiridos kits escolares que contemplam uma capacitação para os professores, com didáticas e especificidades das dificuldades que as crianças tem. "O material dá o direcionamento para o professor poder atender essa criança. Além do direcionamento com projetos de aula, tem os DVDs e CDs que dão indicativos e trazem posicionamento de psicólogos, fonoaudiólogos e especialistas dá área que dão dicas de como atuar", explica.

Segundo professor Odymar, o objetivo central é de atender bem esta clientela das escolas municipais. Hoje o município conta com alunos especiais da educação infantil até a 8ª série.  Além dos kits que serão distribuídos para todas as escolas, também foi feita a assinatura de revistas específicas e que aborda temas diferenciados a cada mês, ainda possibilita orientação através da internet, com livre acesso para os professores.  "Os professores vão estar sintonizados com especialistas da área para poder realmente desenvolver um bom trabalho, pois este é o nosso objetivo", finaliza o Professor Odymar.

O próximo passo, é a adequação física das escolas para a promoção da acessibilidade de todos os alunos, principalmente os que necessitam de cuidados especiais.

Janaína Mônego/Ascom Faxinal dos Guedes