O Colegiado de Contadores e Controladores Internos da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) promoveu reunião na última sexta-feira (23) na sede em Xanxerê.
O tema principal de debate abordou às alterações que ocorrerão no Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O sistema representa a integração de todos os aplicativos de controle já constituídos pelo TCE/SC, no que tange a consolidação dos dados de gestão em remessas unificadas, emissão de relatórios automáticos de avaliação, análise da gestão de cada município e do Estado.
Atualmente, os responsáveis por alimentar o e-Sfinge nos municípios tem uma alta demanda de trabalho manual na inserção de informações, além de encontrar problemas operacionais (erro do banco de dados, incompatibilidade, reinstalação do sistema), em virtude do Sistema precisar ser instalado no computador do usuário.
A proposta do TCE/SC é de uma atualização, onde o sistema seja totalmente via web, dispensando a instalação no computador do usuário, o que otimiza o tempo dedicado ao fornecimento de informações ao Tribunal.
Os participantes ainda discutiram o novo plano de contas e o calendário de obrigações junto ao TCE/SC. Também foi apresentado parecer da Consultoria Jurídica da AMAI sobre recolhimento de INSS sobre prestação de serviços do MEI.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI