Compartilhe

Prefeitos da AMAI participam de audiência com a vice-governadora

Publicado em 16/09/2019 às 16:28 - Atualizado em 16/09/2019 às 18:06

Prefeitos da região AMAI participam nesta tarde (16), de uma Audiência com a vice-governadora do estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr. A reunião acontece na Gerência de Educação (GERED) em Chapecó/SC.

O encontro foi solicitado pelos prefeitos e agendado por intermédio da secretária executiva da AMAI, Ingrid Piovesan. Participam, a Prefeita de São Domingos e Presidente da AMAI, Eliéze Comachio, os prefeitos, Nevio Antonio Mortari, de Paial, Wilamir Domingos Cavassini de Abelardo Luz, Gilberto Lazzari, de Faxinal dos Guedes, Prefeito de Marema e Vice-Presidente do Cis-Amosc, Adilson Barella, Clori Peroza, Prefeita de Ipuaçu, Alceu Wrubel de Ponte Serrada, Volmir Felipe, de Vargeão, a Secretária Executiva da AMAI, Ingrid Aline Piovesan, e ainda, a Diretora do CIS-Amosc, Geísa Muller de Oliveira, a Presidente do Conturoeste, Elisiane Menegolla e o Secretário de Administração de Xaxim,     Melchior Berté.

O objetivo da reunião é apresentar a vice-governadora as demandas da região, que englobam infraestrutura, saúde, turismo e educação.

RODOVIAS ESTADUAIS

Com relação às rodovias estaduais, os prefeitos pedem a inclusão das SCs 482, 156, 350 e 154 no Projeto Recuperar. São mais de 130 km de vias que não possuem previsões orçamentárias de repasse pois não constam atualmente no mapa de atuação do projeto.

Confira a listagem:

- SC 482, com 9 km de extensão, leito natural, situada no município de São Domingos (entre o distrito de Marata e Santiago do Sul);

- SC 156, com 18 km de extensão, leito natural, situada no município de São Domingos (divisa com Mariópolis/PR);

- SC 350, com 42 km de extensão, leito natural, situada entre os municípios de Abelardo Luz e Passos Maia;

- SC 350, com 45 km de extensão, Trecho entre Passos Maia e a BR 153;

- SC 154, com extensão de 22 km, trecho que contempla a SC 350 a divisa com Paraná).

PLANO DIRETOR

Outra demanda apresentada à vice-governadora é referente a elaboração do Plano Diretor que é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes, que sejam Integrantes de regiões metropolitanas, de áreas de interesse turístico ou situados em áreas de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na região ou no país. Os prefeitos solicitam apoio financeiro para elaboração e implementação dos planos na região. O assunto tem preocupado os prefeitos que buscam ajustar seus municípios a norma.

SAÚDE

Em apoio ao Colegiado dos Consórcios Públicos Municipais de Santa Catarina, a AMAI elaborou oficio e trouxe para reunião o pedido de implantação de cofinanciamento Estadual para os consórcios de saúde incluso no Plano Estadual de Saúde e na política de regionalização Planejamento Regionalizado Integrado (PRI), solicitando ainda, o reembolso da produção executada, diretamente ao município de origem do paciente ou ao Consórcio, que abaterá do saldo financeiro ou redistribuirá aos municípios em créditos. A proposta baseia-se no falto dos municípios hoje, precisarem atender além da baixa complexidade, as demandas de alta e média complexidade também e com os consórcios é possível estabelecer melhor resolutividade promovendo maior ordenamento na utilização dos recursos disponíveis e garantindo assim empoderamento dos Municípios.

Outro pedido relacionado a Saúde é a cedência de um espaço público Governamental para atendimento do CIS-AMOSC que hoje precisa pagar aluguel de espaço, o que encarece o serviço aos municípios.

PAUTAS INDIVIDUAIS DOS MUNICÍPIOS

Além das pautas coletivas, os prefeitos apresentaram a vice-governadora pedidos específicos de seus municípios. Prefeito de Abelardo Luz, Wilami Cavassini, apresentou três pleitos em relação as rodovias, a recuperação das SCs-479 que liga Abelardo Luz a Ipuaçu, e SC-350 que liga Abelardo Luz a Passos Maia e a manutenção da 155, Km 18 ao Km 19, área urbana do município. Solicitou ainda a recuperação e manutenção da ponte do Rio Chapecó na SC-155.

São Domingos, por meio da prefeita Eliéze Comachio solicitou a pavimentação da SC-156. Prefeito de Marema, Adilson Barella pontuou sobre a ponte que liga São Domingos, Marema e Entre Rios, que precisa de reforma. Prefeita Clori, de Ipuaçu reforçou o pedido realizado via ofício ainda em julho solicitando a disponibilização de recursos financeiros para reforma/recuperação do anfiteatro em forma de tartaruga localizado na Aldeia Sede na Terra Indígena Xapecó em Ipuaçu/SC.

O Secretário de Administração de Xaxim, Melchior Berté apresentou pedido para liberação de recurso financeiro de aproximadamente R$ 2 milhões voltados a construção de mais um Bloco Escolar. A obra atenderá estudantes dos bairros Guarani e Santa Terezinha.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Floriano Peixoto, 100, Centro, Xanxerê - SC
CEP: 89820-000