Compartilhe

Turismo, consórcios e municipalização do trânsito são debatidos na Assembleia de Prefeitos

Publicado em 05/04/2019 às 16:37 - Atualizado em 12/04/2019 às 10:52

Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) se reuniram na tarde de quinta-feira (04), durante a Exposoja 2019 em Abelardo Luz para Assembleia. Conduzida pela presidente Eliéze Comachio, foram revisados os pleitos de março em audiências com Governador do Estado e deputados.

O assessor jurídico da AMAI, Adriano Conti repassou informações sobre a criação do Consórcio Intermunicipal de Municípios, assunto que deve ser aprofundado em reunião específica ainda este mês.

Sobre a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro e regionalização o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste e vice-presidente do Conturoeste, Daniel Hippler, explicou e incentivou os prefeitos a descobrirem suas aptidões turísticas para elaborar seus planos de turismo, possibilitando a inscrição no Mapa. O Conturoeste é composto por 35 municípios que pertencem a Instância de Governança Regional Grande Oeste (IGR Grande Oeste), 18 estão no Mapa.

A municipalização do transito e obrigações municipais foram apresentadas pela coordenadora do DEMUT, Clarice Serena. Durante assembleia ficou deliberado a capacitação a um servidor de cada município para atuar na infraestrutura de transito. O curso será ministrado pela Clarice, nas dependências da AMAI. Ainda em relação ao trânsito foi debatido também a responsabilidade quanto a fiscalização.  Atualmente existe um convênio entre os entes e o Estado faz este serviço, porém existe a tendência que não se renove mais o convênio e os municípios terão que assumir a responsabilidade, quanto à questão os municípios ficaram de avaliar e aprofundar o assunto.

Para finalizar a Assembleia o coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri apresentou novidades na construção de pontes de aço, o projeto Defesa Civil na Escola e ressaltou a importância dos Planos de  Contingências Municipais.

O prefeito de Abelardo Luz, Wilamir Cavassini, se manifestou ao final da Assembleia, entregando um cheque no valor de R$2.500,00 de sua  própria renda, para sanar pendência referente ao débito junto a AMAI em relação a compra do Veículo da Associação, Renault Duster no ano de 2018. Na época o projeto foi encaminhado a Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, porém por duas vezes foi rejeitado, o que impediu o pagamento do valor pela prefeitura a AMAI.

Para aprofundar e conhecer mais sobre os consórcios, ficou marcada uma visita a Pinhalzinho dia 18 de abril Onde os prefeitos visitarão o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (CIDIR) e a Usina de Asfalto.  A assembleia foi acompanhada pelo deputado estadual Mauro de Nadal e deputado federal Celso Maldaner.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Floriano Peixoto, 100, Centro, Xanxerê - SC
CEP: 89820-000