AMAI busca manutenção de tratamento renal a pacientes da região

Publicado em 11/02/2020 às 17:30 - Atualizado em 14/02/2020 às 07:34

Em novembro de 2019 os prefeitos da regional AMAI foram surpreendidos com um oficio da promotoria, indicando a eminente suspenção dos serviços de Hemodiálise prestado pela Unidade de Terapia Renal de Xanxerê, clinica que atende aos pacientes da região, desde 2001. O pedido expõe a situação financeira e estrutural da unidade, relatando a dificuldade em manter o funcionamento do serviço.

Segundo a secretária de saúde de Xanxerê, Irene Goralski, a clínica atende 56 pacientes dentro da região AMAI e cada paciente precisa realizar quatro sessões por semana o que se soma, cerca de 820 sessões mensais.

O pagamento de R$194,00 por sessão de hemodiálise é de responsabilidade federal, através do Ministério da Saúde que repassa o recurso ao Estado e este encaminha às clinicas, porém, segundo o diretor técnico da unidade de terapia renal de Xanxerê, Mauricio Rezende Gomes, o custo da sessão apresentado ainda em 2017 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Associação brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT) já era de R$ 256,98. “Apesar da ciência da defasagem do valor, o reajuste não foi aplicado pelo governo”, comenta Mauricio.

A AMAI, através do presidente, Amelio Remor Junior tem debatido o assunto entre os prefeitos e na próxima sexta-feira (14) fará uma reunião com o governador, intermediada pelo vereador de Xanxerê e representante do Governo na região, Wilson Martins dos Santos, para abordar o assunto.

“A AMAI defende os interesses do cidadão que está no município precisando do tratamento. Não discutimos qual clinica deverá realizar o atendimento, mas sim, que os pacientes tenham um atendimento digno e que posam fazer o tratamento o mais próximo de suas casas possível, por isso, Xanxerê”, pontua Junior.

SOBRE A HEMODIÁLISE

A hemodiálise consiste na terapia de substituição renal realizada através de circuito de circulação extracorpórea, utilizando-se maquinas de proporção, nas quais a depuração de soluto ocorre por difusão entre o sangue e uma solução de diálise de um dialisador sintético.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar
publish