Compartilhe

Histórico

Publicado em 22/02/2015 às 22:28 - Atualizado em 14/02/2017 às 10:01

Visando a integração, o desenvolvimento político-administrativo, através do planejamento macro e microrregional, surgiu, em 1967, a Superintendência da Região Sul -SUDESUL que agregaria 717 municípios.

Para atingir o objetivo, a SUDESUL fomentou o agrupamento dos municípios em associações reunindo comunidades com interesses comuns. Deste trabalho surgiram as associações municipais.

Passado 10 anos, em 1977, Xanxerê começava um movimento para ser sede microrregional, buscando também a criação de uma entidade, agrupando os municípios próximos. Naquela época, os carros portavam adesivos "AMAI em Xanxerê", referindo-se a instalação de uma sede microrregional. Em outubro de 1978, nascia a Microrregião do Alto Irani, criada pelo Decreto 5855 de 04/10/78, por Antônio Carlos Konder Reis, então Governador de Santa Catarina.

A Associação dos municípios do Alto Irani -AMAI foi fundada em 6 de outubro de 1978, composta pelos municípios de Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, São Domingos, Vargeão, Xaxim e Xanxerê desmembrados da AMOSC; Ponte Serrada, que se desmembrou da AMMOC e Xavantina da AMAUC.

Sua fundação deu-se em reunião que contou com as presenças dos prefeitos: Arno de Andrade (Abelardo Luz), Orestes de Bortoli Faita (Faxinal dos Guedes), Henrique Zílio (Galvão), Leoclides Bigolin (São Domingos), Santo Valentino Mattiello (Xaxim), Albino Tiecher (Vargeão), Constanso Anselmo Demarco (Ponte Serrada), José Gaida Filho (Xavantina) e Rovilho Bortoluzzi, então prefeito de Xanxerê, que presidiu a reunião.

Mais tarde, em 1984, Xavantina retornou a AMAUC. A AMAI então, durante 10 anos, permaneceu composta por oito municípios. Em 1993, os municípios de Ipuaçu, Lajeado Grande, Ouro Verde e Passos Maia foram instalados e em 1997, mais dois municípios foram instalados: Bom Jesus e Entre Rios.

Atualmente, a AMAI tem 14 municípios associados. A sede da associação está localizada no centro de Xanxerê e vem garantindo a representação e a defesa dos interesses comuns dos municípios da região.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Floriano Peixoto, 100, Centro, Xanxerê - SC
CEP: 89820-000