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Apresentação

Publicado em 22/02/2015 às 22:23 - Atualizado em 25/09/2017 às 08:56

O movimento municipalista é uma grande rede, integrando 5.565 municípios brasileiros, a partir de princípios de união e solidariedade.

No Estado de Santa Catarina, existem 21 Associações de Municípios de representação política-institucional. São entidades jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada e estatuto próprio, aprovado em Assembléia Geral de Prefeitos. 

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) foi criada em 6 de outubro de 1978, é uma organização independente e apartidária. Como as demais Associações, têm a finalidade de auxiliar o desenvolvimento dos entes associados como esferas autônomas de Governo, fortalecendo a capacidade dos mesmos em formular políticas públicas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local.

O território da microrregião da AMAI abrange 14 municípios: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

A Entidade apresenta uma estrutura eficiente e moderna, composta por equipe técnica multidisciplinar com numerosos especialistas, aptos a organizar e coordenar obras e serviços de interesses comuns dos associados, melhorando assim a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios.

O assessoramento técnico municipal é prestado nas áreas de administração e planejamento, contabilidade, engenharia, topografia, movimento econômico, comunicação e tecnologia da informação.

Já são mais de 30 anos lutando para a promoção de iniciativas que elevem as condições de bem-estar econômico e social da população, a partir da instrumentalização da administração e dos servidores públicos municipais. Desta forma, torna-se possível a  realização de ações que impulsionem o desenvolvimento integrado e sustentável visando o progresso da região.

A estrutura organizacional da AMAI está delineada da seguinte forma:

I – Assembleia Geral composta pelos Prefeitos dos municípios que integram a Associação;

II – Conselho Fiscal com três Prefeitos titulares e três suplentes;

III – Diretoria Executiva com Presidente, 1º Vice-presidente e 2º Vice-presidente;

IV – Secretaria Executiva;

V – Departamentos Técnicos.


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