Secretaria de Saúde organiza “Programa Sorria”

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A equipe da secretaria municipal de saúde lançou na última semana o "Programa Sorria", que visa oferecer serviços de saúde bucal para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Esperança com a presença da secretária municipal Elieze Comáchio e da equipe de profissionais de odontologia, que vai articular o programa. O principal objetivo é oferecer próteses dentárias (parcial ou total) as pessoas em situação de vulnerabilidade social e que necessitam deste atendimento. Além disso, também serão realizados trabalhos de promoção e prevenção à saúde bucal.

De acordo com a secretária de saúde Elieze Comáchio, desenvolver uma política pública que ampliasse o atendimento a saúde bucal era uma necessidade e um compromisso do atual governo municipal.  "Ampliamos o acesso aos atendimentos odontológicos com o fornecimento de próteses dentárias na atenção básica de saúde, pois era um prioridade muito forte nossa, especialmente, um pedido do próprio prefeito Kiko", salientou a secretária. Atualmente são 63 pacientes do município cadastrados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de Chapecó, aguardando na fila de espera por uma prótese parcial ou total.

Para participar do programa a secretaria de saúde estabeleceu como critério: enquadra-se no contingente das famílias vulnerabilizadas socialmente cuja renda mensal familiar não ultrapasse um salário mínimo; estar cadastrada como usuária do Sistema Único de Saúde e do Programa Bolsa Família; não possuir mais de um imóvel no município; e respeitar o encaminhamento dos profissionais de saúde bucal das unidades básicas de saúde do município. "Temos a clareza de que significa oferecer qualidade de vida para as pessoas, que muitas vezes, são vítimas de preconceito e até mesmo exclusão social pelo fato de ter problemas dentários", explicou a secretária Elieze.

Cleberson Marcon – Ascom São Domingos